Dissuadir Intrusos Com Concertinas é Barato e Eficaz – Agende Uma Visita – Orçamento Grátis. Contato: Tel.: (21)3005-7141 ou WhatsApp (21)98071-5917
Largura, direção de corte e formato das lâminas variam conforme os fabricantes; material pode ser de aço inoxidável ou galvanizado.
A diferença entre o arame farpado e a concertina está na fabricação. O arame farpado recebe as farpas após a fabricação do arame. Já as lâminas da concertina são fabricadas juntamente com o fio. Além disso, as lâminas, além de perfurarem com suas pontas como faz o farpado, são também cortantes nas laterais. Sendo assim, a concertina é definida como um arame laminado, vendido em formato espiral, que compõe um sistema de proteção patrimonial. A contratação do serviço consiste na aquisição de todo o sistema, que é formado pela concertina, hastes que serão presas ao muro, cabo de aço de alta resistência para enrolar a concertina, parafusos, buchas, arame ou grampos para amarração.
Especificação e orçamento
As concertinas, em geral, podem ser fabricadas em aço inoxidável ou galvanizado. Para proteção do metal em locais com maresia, recomenda-se que as concertinas sejam recobertas com PVC.
Há grande variedade em relação às lâminas, que podem ter diferentes larguras, direções de corte das lâminas e formatos, conforme os fabricantes. É importante observar que é esse formato da lâmina que irá determinar a quantidade de pontos de perfuração.
O produto mais clássico no mercado tem 450 mm de diâmetro e lâminas com 30 mm de comprimento, que são espaçadas a cada 23 mm na parte externa e 18 mm na parte interna. Cerca de 2,50 m de espiral de concertina são suficientes para cobrir 1 m de muro.
A instalação das concertinas conta com diferentes tipologias, que podem variar ou mesclarem-se, de acordo com o resultado planejado:
● Concertina simples: a espiral passa pelo muro ou cerca uma só vez.
● Concertina dupla: duas concertinas serão entrelaçadas e presas por um clipe de aço. O uso de duas espirais irá diminuir o espaçamento das espiras.
● Concertina flat: possui altura variável, não ultrapassa os limites do muro e pode ter um sistema de eletrificação.
● Concertina pintada: são simples ou duplas, porém recebem pintura.
● Concertina eletrificada: além das lâminas utiliza sistema de eletrificação. Nesse caso, uma autorização de responsabilidade do contratante é necessária.
Cotação de preços e fornecedores
Para elaborar o orçamento, o contratado precisará calcular a quantidade de concertina necessária. Isso é feito calculando o perímetro total do muro ou cerca que será coberta. As empresas cobram o serviço por metro de muro. Os rolos de concertina são comercializados nos tamanhos de 5 m a 10 m.
Para definir o tipo de concertina é preciso definir dois outros pontos: o diâmetro e o espaçamento entre as espiras. Lembrando que espira é definida como cada uma das voltas da espiral. O diâmetro da espira da concertina influencia no tamanho que o sistema de segurança irá ter. Quanto maior o diâmetro, mais alto o sistema será. Podemos encontrar as concertinas em rolos que apresentam diâmetros que podem variar de 30 cm a 98 cm.
Outro ponto importante a ser definido é o espaçamento que se quer entre uma espiral e outra. Quanto menor for esse espaçamento, maior será a sensação de segurança, pois aumentará a quantidade de lâminas naquela porção de muro. Em relação a esse item, encontramos produtos que proporcionam espaçamentos entre as espiras que vão de 20 cm a 25 cm.
Um bom parâmetro para escolher a empresa instaladora é pedir referências técnicas do executor, para atestar a sua competência. Como a concertina é um produto altamente cortante, a mão de obra tem de ser treinada.
Cuidados de execução
A concertina em si não é fixada no muro. As hastes metálicas são aparafusadas ao muro e por dentro delas é passado um conjunto de arames, que devem ser esticados. A concertina é presa nesse arame por grampos. Portanto, é importante verificar a correta fixação das hastes no muro. O arame tem de estar esticado, senão, o sistema irá ficar frouxo.
O trabalhador que for instalar a concertina irá precisar dos seguintes materiais: escada, furadeira, alicate, chave de boca, luva e óculos de proteção.
Se a concertina for de aço inoxidável, sua garantia será de cinco anos, pois o material apresenta resistência às intempéries. A manutenção do sistema é bastante simples, sendo suficiente manter a concertina limpa de folhas e sujeiras que possam acumular em alguns pontos.
Normas técnicas
Não há normas técnicas sobre a instalação de concertina, porém, cada cidade tem uma legislação específica sobre o que é permitido em relação à proteção patrimonial. As concertinas só podem ser instaladas em muros com altura mínima de 2,20 m, para evitar acidentes com crianças ou pedestres. As hastes podem ser inclinadas em direção à rua, mas nunca inclinadas em direção ao lado do vizinho. Nesse caso, usam-se as hastes retas.
ENTREVISTA – LUIZ SÉRGIO COELHO
Instalação segura
Quando é recomendável usar concertina eletrificada e quando é recomendado usar a comum?
Tudo depende do projeto da proteção perimetral e dos riscos de invasão patrimonial. É um produto inibidor. Tudo depende da segurança que se quer dar ao patrimônio, na proteção à invasão, para furtos, depredações etc. Dependendo do projeto, a concertina eletrificada pode variar de um diâmetro de aproximadamente 40 cm até quase 1 m.
O que deve ser previsto na parte elétrica da edificação para alimentar a cerca eletrificada?
A rede eletrificada que liga a concertina deve estar ligada a uma central de controle. A central pode transformar a eletricidade de 110 V ou 220 V para 8.000 V até 12.000 V, bem semelhante às cercas e fios eletrificados convencionalmente. Na concertina deve haver sinalização de advertência ao risco de choque e perfuração. O proprietário ou síndico do condomínio deve assumir responsabilidade pela instalação. Essas eletrificações devem ser adequadamente projetadas para que não cause riscos permanentes à saúde humana. A eletrificação causa um dano físico inibidor ao invasor. A rede elétrica normalmente é ligada à central de alarme.
Quais os erros mais comuns de instalação/operação?
Isso é muito importante: a instalação de concertina, eletrificada ou não, depende de um projeto adequado e elaborado por profissional credenciado, inclusive com Anotação de Responsabilidade Técnica (ART). Deve ter a carta de anuência do proprietário ou síndico. A execução também cabe a profissionais especializados, para evitar problemas futuros, pois, a concertina é um material altamente cortante. Não existem normas ou mesmo legislação a respeito. O projeto deve ser adequado e mostrar segurança contra invasão, terceiros e os moradores/usuários. Deve haver proteção contra vegetações trepadeiras.